Gestão da Metrologia

Se você ficou com dúvida 

O programa de Cursos em Gestão da Metrologia, propõem o desenvolvimento de maneira sistêmica e ágil, de estratégias competitivas e sustentáveis para negócios focados em serviços tecnológicos de metrologia e avaliação da conformidade. São recomendados para coordenadores e líderes de laboratórios e grupos técnicos de instituições públicas ou privadas, além de empresas que buscam criar ou aumentar o valor percebido de suas ações, equilibrar os recursos financeiros e humanos e redesenhar o modelo de negócios a partir de estratégias modernas e vencedoras.

CURSOS OFERECIDOS

Objetivo: Capacitar gestores industriais em metrologia apresentando aspectos relacionados a cadeia de valor, sistemas de medição e inspeção, processos de medição, ambientes e aspectos estratégicos da gestão da metrologia para uma compreensão mais abrangente dos tópicos relacionados à gestão.

 

Público-alvo:

  • Gerentes, coordenadores, supervisores e outros tomadores de decisão com responsabilidades sobre os processos metrológicos e da garantia da qualidade da Empresa.

 

Conteúdo programático:

  • Módulo 1 – Inserção da Metrologia na Cadeia de Valor da Empresa
    • Fundamentos e definições
    • A garantia da qualidade na atividade industrial
    • Medição e metrologia na fabricação
    • Medição e metrologia no desenvolvimento de produto e processo
    • Uma Proposta para gestão unificada da garantia estatística da qualidade e a metrologia
  • Módulo 2 – Seleção e Aquisição de Sistemas de Medição e Inspeção
    • Visão da qualidade para a seleção e aquisição de sistemas de medição e inspeção
    • Planejamento e sistematização das atividades
    • Seleção do sistema de medição e inspeção
    • Aquisição do sistema de medição e inspeção
    • Matriz KT – uma ferramenta de apoio às decisões
  • Módulo 3 – Avaliação e Supervisão do Processo de Medição
    • Requisitos e recomendações normativas
    • Avaliação estatística dos processos de medição
    • Avaliação de processos de medição não repetíveis
    • Avaliação de processos de inspeção por atributos
    • Recomendações para estruturar o sistema de garantia da qualidade das medições
  • Módulo 4 – Ambientes de medição
    • Contextualização dos ambientes de medição
    • Grandezas de influência externa
    • Cuidados na especificação de novos laboratórios
    • Planejamento da construção e distribuição dos ambientes
    • Planejamento das instalações técnicas de apoio
    • Recomendações para a operação do laboratório
      • Laboratórios de metrologia dimensional
    • Laboratórios de metrologia de áreas diversas
  • Módulo 5 – Aspectos Estratégicos da Gestão da Metrologia
    • Impacto das atividades metrológicas nos custos da qualidade
    • Aspectos importantes na análise de viabilidade e Sustentabilidade de um Laboratório
    • Dez recomendações para inserir a metrologia na cadeia de valor da empresa
    • Otimização da Metrologia Laboratorial
    • Dados no apoio às atividades metrológicas
    • Oportunidades de financiamento para a Metrologia

 

Caga horária mínima: 16h

Objetivo: Capacitar os participantes em fundamentos de gestão estratégica e operacionais, apresentando ferramentas para delinear diretrizes de implementação de ações sustentáveis, utilizando como principal framework o plano de negócio, para que promovam uma gestão estratégica de seus laboratórios de calibração e ensaios visando a sua sustentabilidade econômica.

 

Público-alvo:

  • Coordenadores de laboratórios de metrologia públicos ou privados, prestadores de serviços para o mercado,que tenham desafios de sustentabilidade econômica.
  • Profissionais de marketing e vendas que precisem conhecer as particularidades da comercialização de serviços metrológicos.
  • Gestores de instituições que necessitem compreender melhor como laboratórios de metrologia podem ser gerenciados como um negócio lucrativo.

 

Conteúdo programático:

  • Introdução
    • Teoria da Complexidade
    • Vale a pena prestar serviços metrológicos?
  • Avaliação e Posicionamento do Negócio – Quem somos e onde estamos?
    • Stakeholders/Concorrência
    • Análise Estratégica
  • Definição de Visão, Objetivos e Metas – Onde queremos e podemos chegar?
    • Posicionamento Competitivo
  • Estratégias e Planos de Ação – Como chegaremos lá?
    • Elaborando Planos de Negócios para Laboratórios
    • Operações
      • Custos da Qualidade
      • Modelo de Gestão de Laboratório
      • Automação e Informatização de Laboratórios
      • Planejamento e Controle da Produção de Laboratórios
    • Finanças
      • Cálculo de Custos dos Serviços
      • Fontes de financiamentos
      • Precificação
    • Marketing
      • Pesquisa e Segmentação de Mercado
      • Desenvolvimento de Novos Serviços
      • Divulgação de Serviços Metrológicos
      • Vendas de Serviços Metrológicos
      • Marketing de Relacionamento Aplicado a Laboratórios
      • Ferramentas WEB

 

Carga horária mínima: 24 horas

Objetivo: Capacitar os alunos em finanças com foco nos serviços tecnológicos, apresentando conceitos relevantes da administração financeira, custos, receitas, preços e valor, para que, a partir da otimização dos processos financeiros seja possível fomentar a sustentabilidade dos seus serviços.

 

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Conteúdo programático:

 

Sustentabilidade

  • Conceito Sustentabilidade
  • Conceito de Atratividade
  • Ciclos de Sazonalidade
  • Ciclo de Vida de Produto

Gestão Financeira

  • Conceitos fundamentais sobre administração financeira
  • Indicadores Financeiros e Econômicos
  • A dinâmica das decisões financeiras no Brasil

Análise e Identificação de Custos

  • Classificação de custos e exemplos para laboratórios
  • Metodologias de cálculo de custos apropriadas para serviços tecnológicos
  • Apresentação da ferramenta de análise de custos para serviços tecnológicos, incluindo exemplos genéricos
  • Cálculo de custos dos serviços

Preço

  • Definição de Preços
    • Com base em custo: custeio por absorção, variável e padrão
    • Fatores de custo para serviços tecnológicos
    • Fatores de custo para projetos de P,D&I
    • Complexidade X nível técnico X risco para P,D&I
  • Formas flexibilizar a precificação
    • Estratégias de vendas
    • Estratégias para aumento de valor percebido
    • Marketing de relacionamento
    • Estratégias de promoção e políticas de desconto
    • Para projetos / Para serviços tecnológicos

Orçamentação e Fontes de Financiamento

  • Fontes e mecanismos de apoio a Inovação para a Metrologia
  • Princípios do Orçamento
  • Vantagens e limitações de um sistema orçamentário
  • Elaboração, execução e acompanhamento dos orçamentos.

 

 

Carga horária mínima: 16h

Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.

 

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Conteúdo programático:

Introdução e Estratégia

  • Organização do curso
  • Sustentabilidade
  • Análise de valor
  • Posicionamento estratégico.
  • Tomada de Decisão
  • Business Intelligence

Definições de Marketing de Serviços

  • Marketing para serviços laboratoriais
  • Triângulo de marketing serviços
  • Cadeia Serviço-Lucro
  • Ciclo de vida de produtos
  • Segmentando o Mercado
  • Benchmarking

Vendas, Concorrência

  • Marketing vs Vendas
  • As Fases da Área de Vendas
  • Conhecendo os Papéis de Compra
  • Abordagens de Vendas (Etapas)
  • Negociação

Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital

  • O Papel da Comunicação de Marketing nos Serviços
  • Objetivos Educacionais e Promocionais para os Serviços
  • Métodos/Meios de Divulgação
  • Funil de Vendas e Estratégias Digitais
  • CRM – Customer Relationship Management

Encerramento

Apresentação dos planos de marketing


Carga horária mínima:
16h 

Objetivo: Capacitar os alunos em gestão estratégica e operacional com foco em serviços tecnológicos monitorando aspectos-chave, tais como, posicionamento estratégico, gestão de riscos, processos e produção, modelos de gestão, métodos operacionais visando construir uma estrutura de conhecimentos para auxiliar no aumento da competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Conteúdo programático:

 

A gestão em ambientes complexos e a sustentabilidade para laboratórios

  • Evolução dos modelos de gestão
  • Teoria da complexidade
  • Exemplos de cases de laboratórios
  • Análise de viabilidade na prestação de serviços tecnológicos
  • Avaliação e posicionamento do negócio laboratorial

Análise de ambientes e criação de metas e indicadores

  • Conceitos de estratégias e planos de ação
  • Definição de visão, objetivos e metas para os laboratórios
  • Elaborando planos de negócios para laboratórios
  • Conceitos de análise de ambientes
  • Apresentação da ferramenta de Matriz SWOT
  • Criação de indicadores apropriados

Gestão de Riscos

  • O que são riscos
  • Valor do risco
  • Análise de riscos em serviços tecnológicos
  • Custos de risco X custo de mitigação

Gestão de Processos e Produção

  • Processos – BPM – Business Process Management
  • Lean Service
  • Planejamento e Controle da Produção de laboratórios
  • Determinação da Capacidade Produtiva

Sistema de Gestão Laboratorial

  • Contextualização sobre Sistema de Gestão
  • Relação entre diferentes normas para implementação de um Sistema de Gestão
  • ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
  • Desafios para implementação de um SGL
  • Fatores importantes para credibilidade de um laboratório
  • Novas abordagens de gestão da qualidade – “qualidade 4.0”

 

Carga horária mínima: 16h

Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.

 

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Visão de Negócios

– O que são sistemas de informações;
– O que é dado, informação e conhecimento;
– Quais os tipos de informações que podem ser encontrados em uma organização;
– Como se pode obter vantagem competitiva administrando as informações;

Business Intelligence para laboratórios

– O que é Transformação Digital
– O que é Big Data – suas ondas
– O que é Inteligência Artificial
– O que é Business Intelligence

Processo de Data Mining

– Apresentação da metodologia CRISP-DM
    – Entendendo o Negócio
    – Entendendo os meus Dados
    – Preparando os dados
    – Modelando
    – Avaliando
    – Implementando
– Outros métodos de análise
    – Estatística
    – Database Querying
    – Data Warehousing
    – Machine Learning e Data Mining
    – Respondendo a perguntas de negócios com essas técnicas

Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns

– Quais as características dos diferentes sistemas de informações;
– Como enquadrar os sistemas de informações na estrutura organizacional.
– Apresentação de ferramentas de análise de dado: PowerBI, Excel, Qlik Sense, Tableau

Apresentação de trabalhos

Apresentação do resultado do caso de ensino

 

Carga horária mínima: 16 h

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