Gestão da Metrologia

O programa de Cursos em Gestão da Metrologia, propõem o desenvolvimento de maneira sistêmica e ágil, de estratégias competitivas e sustentáveis para negócios focados em serviços tecnológicos de metrologia e avaliação da conformidade. São recomendados para coordenadores e líderes de laboratórios e grupos técnicos de instituições públicas ou privadas, além de empresas que buscam criar ou aumentar o valor percebido de suas ações, equilibrar os recursos financeiros e humanos e redesenhar o modelo de negócios a partir de estratégias modernas e vencedoras.

PÚBLICO ALVO

  • Gestores e Líderes de Laboratório;
  • Grupos técnicos;
  • Interessados no assunto.

CURSOS OFERECIDOS

Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.

 

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Conteúdo programático:

Introdução e Estratégia

  • Organização do curso
  • Sustentabilidade
  • Análise de valor
  • Posicionamento estratégico.
  • Tomada de Decisão
  • Business Intelligence

Definições de Marketing de Serviços

  • Marketing para serviços laboratoriais
  • Triângulo de marketing serviços
  • Cadeia Serviço-Lucro
  • Ciclo de vida de produtos
  • Segmentando o Mercado
  • Benchmarking

Vendas, Concorrência

  • Marketing vs Vendas
  • As Fases da Área de Vendas
  • Conhecendo os Papéis de Compra
  • Abordagens de Vendas (Etapas)
  • Negociação

Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital

  • O Papel da Comunicação de Marketing nos Serviços
  • Objetivos Educacionais e Promocionais para os Serviços
  • Métodos/Meios de Divulgação
  • Funil de Vendas e Estratégias Digitais
  • CRM – Customer Relationship Management

Encerramento

Apresentação dos planos de marketing


Carga horária mínima:
16h 

Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.

 

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

 

Visão de Negócios

– O que são sistemas de informações;
– O que é dado, informação e conhecimento;
– Quais os tipos de informações que podem ser encontrados em uma organização;
– Como se pode obter vantagem competitiva administrando as informações;

Business Intelligence para laboratórios

– O que é Transformação Digital
– O que é Big Data – suas ondas
– O que é Inteligência Artificial
– O que é Business Intelligence

Processo de Data Mining

– Apresentação da metodologia CRISP-DM
    – Entendendo o Negócio
    – Entendendo os meus Dados
    – Preparando os dados
    – Modelando
    – Avaliando
    – Implementando
– Outros métodos de análise
    – Estatística
    – Database Querying
    – Data Warehousing
    – Machine Learning e Data Mining
    – Respondendo a perguntas de negócios com essas técnicas

Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns

– Quais as características dos diferentes sistemas de informações;
– Como enquadrar os sistemas de informações na estrutura organizacional.
– Apresentação de ferramentas de análise de dado: PowerBI, Excel, Qlik Sense, Tableau

Apresentação de trabalhos

Apresentação do resultado do caso de ensino

 

Carga horária mínima: 16 h

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