O programa de Cursos em Gestão da Metrologia, propõem o desenvolvimento de maneira sistêmica e ágil, de estratégias competitivas e sustentáveis para negócios focados em serviços tecnológicos de metrologia e avaliação da conformidade. São recomendados para coordenadores e líderes de laboratórios e grupos técnicos de instituições públicas ou privadas, além de empresas que buscam criar ou aumentar o valor percebido de suas ações, equilibrar os recursos financeiros e humanos e redesenhar o modelo de negócios a partir de estratégias modernas e vencedoras.
Objetivo: Capacitar gestores industriais em metrologia apresentando aspectos relacionados a cadeia de valor, sistemas de medição e inspeção, processos de medição, ambientes e aspectos estratégicos da gestão da metrologia para uma compreensão mais abrangente dos tópicos relacionados à gestão.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
Caga horária mínima: 16h
Objetivo: Capacitar os participantes em fundamentos de gestão estratégica e operacionais, apresentando ferramentas para delinear diretrizes de implementação de ações sustentáveis, utilizando como principal framework o plano de negócio, para que promovam uma gestão estratégica de seus laboratórios de calibração e ensaios visando a sua sustentabilidade econômica.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
Carga horária mínima: 24 horas
Objetivo: Capacitar os alunos em finanças com foco nos serviços tecnológicos, apresentando conceitos relevantes da administração financeira, custos, receitas, preços e valor, para que, a partir da otimização dos processos financeiros seja possível fomentar a sustentabilidade dos seus serviços.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
Sustentabilidade |
|
Gestão Financeira |
|
Análise e Identificação de Custos |
|
Preço |
|
Orçamentação e Fontes de Financiamento |
|
Carga horária mínima: 16h
Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
Introdução e Estratégia |
|
Definições de Marketing de Serviços |
|
Vendas, Concorrência |
|
Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital |
|
Encerramento | Apresentação dos planos de marketing |
Carga horária mínima: 16h
Objetivo: Capacitar os alunos em gestão estratégica e operacional com foco em serviços tecnológicos monitorando aspectos-chave, tais como, posicionamento estratégico, gestão de riscos, processos e produção, modelos de gestão, métodos operacionais visando construir uma estrutura de conhecimentos para auxiliar no aumento da competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
A gestão em ambientes complexos e a sustentabilidade para laboratórios |
|
Análise de ambientes e criação de metas e indicadores |
|
Gestão de Riscos |
|
Gestão de Processos e Produção |
|
Sistema de Gestão Laboratorial |
|
Carga horária mínima: 16h
Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.
Público-alvo:
Visão de Negócios | – O que são sistemas de informações; |
Business Intelligence para laboratórios | – O que é Transformação Digital |
Processo de Data Mining | – Apresentação da metodologia CRISP-DM |
Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns | – Quais as características dos diferentes sistemas de informações; |
Apresentação de trabalhos | Apresentação do resultado do caso de ensino |
Carga horária mínima: 16 h
Se você ficou com dúvida
Endereço
Fundação CERTI
Campus Universitário UFSC – Setor C
Florianópolis – SC
CEP: 88040-970
Caixa Postal: 5053
Telefone
(48) 3239-2120 – cursos
(48) 3239-2121 – serviços
E-mail
cursos@certi.org.br
metrologia@certi.org.br