Equipe

Mantemos um time com formação multidisciplinar, que atua na fronteira entre as áreas de tecnologia e de negócios.

Conheça alguns dos nossos profissionais abaixo.

Engenheiro mecânico, habilitado em produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), com mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela mesma instituição (2005). Integrou e coordenou times para o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade e do conhecimento em empresas prestadoras de serviços no setor de TIC antes de integrar-se ao time da Fundação CERTI, onde atuou como coordenador de projetos, gerente de centro de referência e, atualmente, como coordenador da área de Sistemas para Qualidade e Inovação do Centro de Referência em Metrologia e Instrumentação, além de instrutor do curso de Gestão Estratégica de Laboratórios. Conhecimento destacado em análise e planejamento estratégico e em sistemas de informação.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2006), especialização em Desenvolvimento de Produto Eletrônicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2012) e mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Conhecimento em redes de sensores sem fio, sistemas de aquisição e instrumentação, sistemas embarcado e programação LabVIEW, certificado pela National Instruments como LabVIEW Associate Developer (CLAD). Vinculado à Fundação CERTI desde 2007, atualmente, responde pela coordenação da Área de Instrumentação e Teste, realizando atividades de desenvolvimento técnico em projetos de P&D, com foco na prototipagem de soluções customizadas de medição e bancadas de teste e ensaios especiais.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Química formada pela ULBRA/RS (1996), pós-graduada com especialização em Gestão Empresarial, enfatizando Qualidade e Planejamento, pela UFSC (1999). Atuou durante 13 anos em Centro de Tecnologia, inicialmente no laboratório de ensaios físico-químicos creditados junto à CGCRE e como professora da disciplina de Química Aplicada ao meio ambiente, sendo que nos últimos 05 anos atuou como Coordenadora da Qualidade. Trabalhou em assessorias para implantação e auditoria de Sistemas de Gestão conforme NBR ISO 9001, NBR ISO/IEC 17025 e PNQ. Possui experiência como auditora lead-assessor de ISO 9000, auditora de ISO/IEC 17025 e examinadora nos ciclos de 2000 a 2002 do Prêmio Nacional da Qualidade da FPNQ. Na Fundação CERTI atua desde 2002 como especialista em Sistema de Gestão, realizando treinamentos, assessorias e auditorias internas e implantação de Sistemas de Gestão conforme a NBR ISO/IEC 17025.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Técnico Mecânico formado pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Cursando Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Técnico metrologista com amplo conhecimento em metrologia dimensional, em destaque a Tomografia de Aplicação Industrial e Medição por Coordenadas. Atuou na Fundação CERTI como Gerente Técnico do Laboratório de Metrologia Dimensional da Fundação CERTI de Jan/2005 e Jun/2012, é metrologista desde 1994. 

LinkedIn | Currículo Lattes 

Engenheiro Mecânico com habilitação em Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019). Possui formação Técnica em Projetos Mecânicos pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC (2008). Possui experiência no desenvolvimento de soluções em metrologia dimensional, atuando principalmente como técnico metrologista. Possui capacidade intelectual em cálculos de incerteza de medição, calibração de sistemas de medições convencionais e não convencionais, controle estatístico de processos, gerenciamento de equipes e gestão laboratorial. Atualmente é o responsável pela Gerência Técnica e pela Coordenação da Metrologia da Fundação CERTI. 

LinkedIn | Currículo Lattes 

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração/UFSC, Bacharela em Administração de Empresas (UFSC/2018), Tecnóloga em Mecatrônica (IFSC/2011). Trabalha no Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI desde 2011. Atualmente realiza pesquisas e projetos relacionados a Qualidade e Inovação. Tem experiência em gerenciamento de projetos, inovação em serviços, qualidade com foco em gestão de laboratórios (NBR ISO/IEC 17025:2017), estruturação e gestão de redes tecnológicas. 

LinkedIn | Currículo Lattes 

Técnico em Metrologia, profissional com sólida experiência nas áreas da Qualidade e Metrologia, realizando treinamentos e assessorias em Máquinas de Medir por Coordenadas – CMM e Interpretação e Representações de Tolerâncias Geométricas – GD&T. Possui ampla experiência em implantação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade, além de implantação de Ferramentas da Qualidade Automotiva (APQP/FMEA/CEP/MSA/PPAP).

LinkedIn | Currículo Lattes 

Técnico Mecânico (1976) e Engenheiro Mecânico pela Universidad Tecnológica Nacional (1984), Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Metrologia e Instrumentação (1999). Colabora com o programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina como professor e orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado, desde 2002. Membro do TC-14 da IMEKO (Measurement of Geometrical Quantities).  Atualmente responde pela direção executiva do Centro de Referência em Metrologia e Instrumentação – Fundação CERTI. Possui competências nas áreas de metrologia fundamental e geométrica, projetos de sistemas de medição, técnicas estatísticas, simulação de Monte Carlo. Possui experiência profissional em desenvolvimento de sistemas mecânicos, fabricação mecânica, garantia da qualidade e metrologia. Desenvolve pesquisas em metrologia dimensional e geométrica e métodos estatísticos para garantia da qualidade. 

LinkedIn | Currículo Lattes 

Técnico mecânico (1986), especialista e pesquisador da Fundação CERTI, colaborador desde 1987, foi Coordenador e Gerente Técnico dos Laboratórios de Metrologia Dimensional e de Temperatura e Umidade, áreas das quais é signatário autorizado pela CGCRE/INMETRO.  Avaliador técnico do INMETRO desde 2005, participando ativamente na avaliação de laboratórios acreditados junto à CGCRE/INMETRO. Realizou treinamentos técnicos na Alemanha, em laboratórios da DAKKS (Rede de Alemã de Calibração) na empresa CARL ZEISS e no PTB (Physikalisch Technische Bundesanstalt – Instituto de Metrologia da Alemanha).  

Vencedor do “Prêmio Excelência em Metrologia – 2001” na categoria “Metrologista Padrão”, premiação esta outorgada pela Sociedade Brasileira de Metrologia e realizada a nível nacional. Atua desde 1998 em treinamentos e assessorias, ambos nas áreas de GD&T, sistemas de gestão, formação em metrologia, metrologia dimensional (macro e micro geometrias), temperatura, umidade, ensaios destrutivos e não destrutivos, cálculo de incerteza de medição e implementação de requisitos metrológicos para acreditação de laboratórios junto à RBC e RBLE da CGCRE segundo a NBR ISO/IEC 17025.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), Engenheiro Mecânico pela UNISINOS (2003), Técnico em Mecânica de Precisão pelo SENAI (1994), profissional com ampla vivência em medição por coordenadas atuando a mais de 25 anos na área, com experiência na indústria automotiva. Especialista em medição de engrenagens e peças complexas. Avaliador especialista da CGCRE / INMETRO para a área dimensional. 

Atuou como responsável pela Coordenação Geral de Serviços e Gerencia da Qualidade ANBT NBR ISO/IEC 17020 e 17025 no período de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2011, atuou como Coordenador de Marketing e Negócios do Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2012, atuou como Coordenador da Metrologia de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2019, atualmente responde pela Coordenação da área de Sistemas Mecânicos no Centro de Metrologia e Instrumentação da Fundação CERTI.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Técnico mecânico pelo IFSC (2007), metrologista da CERTI desde 2008, atuou como especialista nas áreas de força, pressão, massa, temperatura e umidade, atualmente se encontra alocado no Laboratório de Metrologia Dimensional e Metrologia Tridimensional por Coordenadas. Atua em treinamentos para formação de metrologistas e assessorias de implementação de requisitos metrológicos para acreditação de laboratórios junto à RBC e RBLE da CGCRE segundo a NBR ISO/IEC 17025.

LinkedIn 

Especialista em Engenharia da Qualidade com pós – graduação pela SOCIESC (2015), Designer de Produtos pela UNISUL-SC (2011), Técnico em Mecânica de Precisão pelo SENAI / CETEMP (2000), especialista em Medição por Coordenadas na aplicação de tolerâncias de Forma e posição (GD&T). Atualmente responde pela Coordenação de QSMS dos laboratórios de Metrologia da Fundação CERTI. Integra a equipe da CERTI desde 2005, ministrando treinamentos na área de medição por coordenadas, medição de peças complexas, soluções especiais em metrologia para a indústria, sendo ainda auditor e instrutor para sistemas de gestão da qualidade com ênfase na ISO/IEC 17025.

LinkedIn | Currículo Lattes 

Se você ficou com dúvida 

Fale Conosco