Gestão da Metrologia

O programa de Cursos em Gestão da Metrologia, propõem o desenvolvimento de maneira sistêmica e ágil, de estratégias competitivas e sustentáveis para negócios focados em serviços tecnológicos de metrologia e avaliação da conformidade. São recomendados para coordenadores e líderes de laboratórios e grupos técnicos de instituições públicas ou privadas, além de empresas que buscam criar ou aumentar o valor percebido de suas ações, equilibrar os recursos financeiros e humanos e redesenhar o modelo de negócios a partir de estratégias modernas e vencedoras.

Público Alvo

  • Gestores e Líderes de Laboratório;
  • Grupos técnicos;
  • Interessados no assunto.

Cursos Oferecidos

Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

Conteúdo programático:

  • Introdução e Estratégia
    • Organização do curso
    • Sustentabilidade
    • Análise de valor
    • Posicionamento estratégico.
    • Tomada de Decisão
    • Business Intelligence
  • Definições de Marketing de Serviços
    • Marketing para serviços laboratoriais
    • Triângulo de marketing serviços
    • Cadeia Serviço-Lucro
    • Ciclo de vida de produtos
    • Segmentando o Mercado
    • Benchmarking
  • Vendas, Concorrência
    • Marketing vs Vendas
    • As Fases da Área de Vendas
    • Conhecendo os Papéis de Compra
    • Abordagens de Vendas (Etapas)
    • Negociação
  • Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital
    • O Papel da Comunicação de Marketing nos Serviços
    • Objetivos Educacionais e Promocionais para os Serviços
    • Métodos/Meios de Divulgação
    • Funil de Vendas e Estratégias Digitais
    • CRM – Customer Relationship Management
  • Encerramento
    • Apresentação dos planos de marketing


Carga horária mínima:
 16h 

Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos


Conteúdo programático:

  • Visão de Negócios
    • O que são sistemas de informações;
    • O que é dado, informação e conhecimento;
    • Quais os tipos de informações que podem ser encontrados em uma organização;
    • Como se pode obter vantagem competitiva administrando as informações;
  • Business Intelligence para laboratórios
    • O que é Transformação Digital
    • O que é Big Data – suas ondas
    • O que é Inteligência Artificial
    • O que é Business Intelligence
  • Processo de Data Mining
    • Apresentação da metodologia CRISP-DM
      • Entendendo o Negócio
      • Entendendo os meus Dados
      • Preparando os dados
      • Modelando
      • Avaliando
      • Implementando
    • Outros métodos de análise
      • Estatística
      • Database Querying
      • Data Warehousing
      • Machine Learning e Data Mining
      • Respondendo a perguntas de negócios com essas técnicas
  • Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns
    • Quais as características dos diferentes sistemas de informações;
    • Como enquadrar os sistemas de informações na estrutura organizacional.
    • Apresentação de ferramentas de análise de dado: PowerBI, Excel, Qlik Sense, Tableau
  • Apresentação de trabalhos
    • Apresentação do resultado do caso de ensino

Carga horária mínima: 16 h

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