Gestão da Metrologia
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O programa de Cursos em Gestão da Metrologia, propõem o desenvolvimento de maneira sistêmica e ágil, de estratégias competitivas e sustentáveis para negócios focados em serviços tecnológicos de metrologia e avaliação da conformidade. São recomendados para coordenadores e líderes de laboratórios e grupos técnicos de instituições públicas ou privadas, além de empresas que buscam criar ou aumentar o valor percebido de suas ações, equilibrar os recursos financeiros e humanos e redesenhar o modelo de negócios a partir de estratégias modernas e vencedoras.
Público Alvo
- Gestores e Líderes de Laboratório;
- Grupos técnicos;
- Interessados no assunto.
Cursos Oferecidos
CGM 1 - Marketing e Vendas de Serviços Tecnológicos
Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.
Público-alvo:
- Gestores de laboratórios comerciais
- Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
- Representantes comerciais de serviços tecnológicos
- Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos
Conteúdo programático:
- Introdução e Estratégia
- Organização do curso
- Sustentabilidade
- Análise de valor
- Posicionamento estratégico.
- Tomada de Decisão
- Business Intelligence
- Definições de Marketing de Serviços
- Marketing para serviços laboratoriais
- Triângulo de marketing serviços
- Cadeia Serviço-Lucro
- Ciclo de vida de produtos
- Segmentando o Mercado
- Benchmarking
- Vendas, Concorrência
- Marketing vs Vendas
- As Fases da Área de Vendas
- Conhecendo os Papéis de Compra
- Abordagens de Vendas (Etapas)
- Negociação
- Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital
- O Papel da Comunicação de Marketing nos Serviços
- Objetivos Educacionais e Promocionais para os Serviços
- Métodos/Meios de Divulgação
- Funil de Vendas e Estratégias Digitais
- CRM – Customer Relationship Management
- Encerramento
- Apresentação dos planos de marketing
Carga horária mínima: 16h
CGM 2 - Business Intelligence para Serviços Tecnológicos
Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.
Público-alvo:
- Gestores de laboratórios comerciais
- Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
- Representantes comerciais de serviços tecnológicos
- Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos
Conteúdo programático:
- Visão de Negócios
- O que são sistemas de informações;
- O que é dado, informação e conhecimento;
- Quais os tipos de informações que podem ser encontrados em uma organização;
- Como se pode obter vantagem competitiva administrando as informações;
- Business Intelligence para laboratórios
- O que é Transformação Digital
- O que é Big Data – suas ondas
- O que é Inteligência Artificial
- O que é Business Intelligence
- Processo de Data Mining
- Apresentação da metodologia CRISP-DM
- Entendendo o Negócio
- Entendendo os meus Dados
- Preparando os dados
- Modelando
- Avaliando
- Implementando
- Outros métodos de análise
- Estatística
- Database Querying
- Data Warehousing
- Machine Learning e Data Mining
- Respondendo a perguntas de negócios com essas técnicas
- Apresentação da metodologia CRISP-DM
- Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns
- Quais as características dos diferentes sistemas de informações;
- Como enquadrar os sistemas de informações na estrutura organizacional.
- Apresentação de ferramentas de análise de dado: PowerBI, Excel, Qlik Sense, Tableau
- Apresentação de trabalhos
- Apresentação do resultado do caso de ensino
- Apresentação do resultado do caso de ensino
Carga horária mínima: 16 h