CATEGORIAS DE CURSOS

Gestão de Serviços Tecnológicos

O avanço da indústria exige profissionais preparados para lidar com os desafios da transformação digital, da inovação tecnológica e da gestão estratégica de serviços técnicos e científicos. Pensando nisso, a CERTI oferece uma linha de cursos que combina tecnologia, gestão, análise de dados e inteligência de mercado.

Nossos cursos foram desenvolvidos para capacitar profissionais a implementar soluções de inteligência artificial, visão computacional, avaliação de maturidade tecnológica e gestão orientada a dados, além de desenvolver estratégias comerciais específicas para empresas de base tecnológica e serviços tecnológicos.

Esta formação conecta competências técnicas e de gestão, preparando você e sua organização para enfrentar os desafios da indústria 4.0, da transformação digital e da inovação contínua.

Você irá desenvolver competências para:

  • Implementar estratégias de marketing e vendas específicas para serviços tecnológicos e laboratoriais, aumentando competitividade e captação de clientes;
  • Utilizar Business Intelligence (BI) como ferramenta para análise, gestão e tomada de decisão em organizações de base tecnológica;
  • Avaliar projetos, processos e tecnologias utilizando o modelo de Avaliação de Maturidade Tecnológica (TRL), fundamental na gestão da inovação.
  • Aplicar soluções de visão computacional com inteligência artificial em processos industriais;

Para quem são os cursos:

  • Profissionais de laboratórios, centros de pesquisa, institutos de tecnologia e indústrias.
  • Gestores de inovação, transformação digital e desenvolvimento tecnológico.
  • Profissionais de vendas, marketing e gestão de serviços tecnológicos.
  • Engenheiros, cientistas, analistas e consultores que atuam na interface entre tecnologia, mercado e indústria.

Cursos Oferecidos:

Objetivo: Capacitar os alunos em marketing com foco nos serviços tecnológicos destacando os elementos essenciais para o desenvolvimento eficaz de uma estratégia de mercadológica com o intuito de fomentar a competitividade dos prestadores de serviços tecnológicos.

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos

Conteúdo programático:

  • Introdução e Estratégia
    • Organização do curso
    • Sustentabilidade
    • Análise de valor
    • Posicionamento estratégico.
    • Tomada de Decisão
    • Business Intelligence
  • Definições de Marketing de Serviços
    • Marketing para serviços laboratoriais
    • Triângulo de marketing serviços
    • Cadeia Serviço-Lucro
    • Ciclo de vida de produtos
    • Segmentando o Mercado
    • Benchmarking
  • Vendas, Concorrência
    • Marketing vs Vendas
    • As Fases da Área de Vendas
    • Conhecendo os Papéis de Compra
    • Abordagens de Vendas (Etapas)
    • Negociação
  • Promoção, Marketing Digital, CRM, Transformação Digital
    • O Papel da Comunicação de Marketing nos Serviços
    • Objetivos Educacionais e Promocionais para os Serviços
    • Métodos/Meios de Divulgação
    • Funil de Vendas e Estratégias Digitais
    • CRM – Customer Relationship Management
  • Encerramento
    • Apresentação dos planos de marketing


Carga horária mínima:
 16h 

Objetivo: Capacitar os participantes na metodologia e uso de Business Intelligence – BI com foco em serviços tecnológicos avaliando critérios-chave de desempenho e mercado do negócio para fomentar maior competitividade nos laboratórios.

Público-alvo:

  • Gestores de laboratórios comerciais
  • Responsáveis por laboratórios de pesquisa que pretendem vender serviços no mercado
  • Representantes comerciais de serviços tecnológicos
  • Gerentes Técnicos / Responsáveis Técnicos


Conteúdo programático:

  • Visão de Negócios
    • O que são sistemas de informações;
    • O que é dado, informação e conhecimento;
    • Quais os tipos de informações que podem ser encontrados em uma organização;
    • Como se pode obter vantagem competitiva administrando as informações;
  • Business Intelligence para laboratórios
    • O que é Transformação Digital
    • O que é Big Data – suas ondas
    • O que é Inteligência Artificial
    • O que é Business Intelligence
  • Processo de Data Mining
    • Apresentação da metodologia CRISP-DM
      • Entendendo o Negócio
      • Entendendo os meus Dados
      • Preparando os dados
      • Modelando
      • Avaliando
      • Implementando
    • Outros métodos de análise
      • Estatística
      • Database Querying
      • Data Warehousing
      • Machine Learning e Data Mining
      • Respondendo a perguntas de negócios com essas técnicas
  • Pipeline de Dados e os sistemas mais comuns
    • Quais as características dos diferentes sistemas de informações;
    • Como enquadrar os sistemas de informações na estrutura organizacional.
    • Apresentação de ferramentas de análise de dado: PowerBI, Excel, Qlik Sense, Tableau
  • Apresentação de trabalhos
    • Apresentação do resultado do caso de ensino

Carga horária mínima: 16 h

Não há turmas agendadas no momento!
plugins premium WordPress