A indústria 4.0 promove a transformação digital dos processos industriais, trazendo consigo uma série de novas tecnologias e inovações para permitir uma produção totalmente digitalizada e integrada entre máquinas, produtos, sistemas e pessoas.
Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Sistemas Ciber físicos e Digital Twins são apenas algumas das tecnologias que podem ser utilizadas para elevar a automação da indústria à máxima potência e promover mais eficiência ao longo de toda a cadeia produtiva.
Importante notar que todos esses recursos, que são peças-chave para a transformação digital na indústria 4.0, se baseiam, sobretudo, na coleta, armazenamento e análise de dados. E é isso que permite gerar inteligência, mapear etapas e identificar gargalos nas operações. Desta forma, é possível reduzir custos e integrar e otimizar processos industriais, da produção e logística à gestão e atendimento ao cliente.
A gestão da integridade é, nesse contexto, um passo fundamental para o gerenciamento de riscos nas instalações, equipamentos, sistemas e demais estruturas, visando a otimizar a segurança, a disponibilidade e o desempenho da indústria. Esse conceito já é aplicado com sucesso em empresas de setores como Óleo e Gás, Aeroespacial, Geração e Transmissão de Energia, Automotivo e Bens de Capital.
Ver post completo em: https://certi.org.br/blog/gestao-da-integridade/