Você já pensou em abrir um laboratório que tenha foco na prestação de serviços tecnológicos (calibração, ensaios, amostragem, medições…) seja para prestação de serviço interno para sua indústria ou mesmo como um fornecedor de terceira parte? Se sua resposta for sim, então com certeza você já se perguntou como garantir que esse seu negócio seja sustentável, ou seja, como ele conquistará a sua continuidade ao longo do tempo.
Um negócio sustentável possui o equilíbrio entre os impactos sociais, econômicos e ambientais tanto em suas ações presentes, quanto no seu planejamento de futuro. Porém o que notamos é que a gestão desse “tripé da sustentabilidade” pode ser um entrave na determinação do ponto de equilíbrio (quando receitas e despesas são equiparadas) em alguns negócios. Quando isso acontece, geralmente a sustentabilidade é determinada com uma visão neoclássica, trazendo a análise dos impactos exclusivamente para valores monetários.
Dessa forma, o uso de ferramentas financeiras conhecidas, como o cálculo do ROI (return over investment) ou o PayBack, podem ser utilizadas para comprovação da sustentabilidade dos investimentos. Porém, não levarão em consideração as peculiaridades de um laboratório de metrologia e seus custos de implantação e manutenção.
Vamos entender neste texto quais são os principais custos de um laboratório de metrologia.
Ver post completo: https://certi.org.br/blog/labotario-metrologico-sustentavel/