Para responder a essa questão, vamos fazer um resgate histórico sobre o mercado. A partir da década de 70, com o fim da popularmente chamada “era de ouro” do capitalismo e o desequilíbrio entre o mercado, o estado e a sociedade, as indústrias passaram a promover mudanças internas significativas. O objetivo era que se tornassem mais competitivas, flexíveis e empreendedoras.
Esse movimento gerou a descentralização da gestão por meio da criação de filiais, inclusive em outros países. Chamamos este movimento de internacionalização, onde a organização em redes de fornecedores ou com parceiros – que são frutos globalização e foram favorecidos pela otimização dos gastos de transação – foi motivada ainda mais com a evolução das tecnologias de informação e comunicação – TICs.
Estimuladas por esse momento do mercado, diversas empresas desmontaram sua estrutura metrológica, buscando redução de custos e focando os esforços da sua equipe em suas competências essenciais. Ou seja, nesse período foi estimulada a terceirização da metrologia. Mas será que isso sempre é vantajoso? Nesse artigo vamos entender como podemos tomar a decisão mais assertiva entre: terceirizar ou manter um laboratório de metrologia.
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